Zumbi dos Palmares, Machado de Assis, Cartola, Daiane dos Santos, Zezé Motta, Martin Luther King, Toni Morrison, Malcolm X entre outras personalidades negras são homenageadas na exposição Ícones Negros Sob o Olhar de Selvo Afonso: Cultura e História Afro e Afrobrasileira. A exposição, aberta até o dia 15 de outubro das 9h às 17 horas, apresenta na Galeria do Senado Federal o trabalho do artista plástico goianiense Selvo Afonso que, em 40 anos de carreira, tem sua arte marcada pela valorização e dignificação das belezas negra e indígena.
Para escolha dos homenageados foram consultados cem pesquisadores de destacado envolvimento com estudo das questões relativas à África e Cultura Negra que elegeram nomes nacionais e internacionais de maior relevância para a história e a cultura do negro no Brasil e no Mundo. Para a coordenadora do Projeto Ícones Negros, professora Marilena da Silva, o método de escolha dos homenageados buscou a forma mais democrática possível. “Esses são nomes de pessoas que fizeram diferença histórica para o Brasil e para o Mundo”, afirmou a professora Marilena.
Sobre o artista
Formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em Artes Visuais, Selvo Afonso traz em sua bagagem mais de 30 exposições individuais e 70 coletivas. Em 2006, o artista rodou o país com a exposição Raízes que abriu a Conferência Intelectuais Africanos e da Diáspora. Em 2015, as telas da exposição Anjos do Brasil retratavam sorridentes crianças negras e indígenas, trabalho que teve grande repercussão. Agora, na exposição Ícones Negros o artista volta à temática da cultura negra, dessa vez retratando os seus maiores expoentes. Em seu trabalho Selvo Afonso sempre teve o cuidado de representar o negro de forma altiva. “Talvez com cores e formas possamos mostrar que somos iguais, feitos do mesmo pó, pelas mãos do mesmo criador e que um dia estaremos juntos”, explica o artista.
A exposição é uma realização da Associação Pérola Negra e conta com a parceria da Fundação Cultural Palmares e apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia. Cada quadro de um Ícone tem o cuidado de trazer a biografia deste e a descrição da obra também em Braille. Depois de Brasília, a exposição segue para a Câmara Municipal de Goiânia e Assembleia Legislativa de Goiás. Em 2018, a exposição estará no Museu de Arte de Goiânia.
(62)99340-7013 - assessor de imprensa – Gabriel Duarte
________
ENVIE SUA SUGESTÃO DE PAUTA OU DENÚNCIA: faustocm28@gmail.com
Trabalhamos com Assessoria Comunicação, Cobertura Fotográfica & Jornalística
Publicamos Editais, Editoriais, Publieditoriais, artigos e notas
http://www.ocentroeste.com.br/p/contato_4.html
Inscreva-se
TWITTER Seguir @oCentroeste
Curta a FanPage
Comentários