Serviço oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (62) 3267-6123 tem o objetivo de esclarecer dúvidas da população quanto ao novo agente do coronavírus
Em pouco mais de um mês, a Central Humanizada de Orientações sobre a Covid-19 da Prefeitura de Goiânia já atendeu mais de 10 mil cidadãos.
O serviço de teleatendimento é disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e tem o objetivo de esclarecer dúvidas sobre os sintomas da doença, as formas de transmissão e o isolamento social.
Implantada em 19 de março juntamente com uma série de medidas para conter o avanço do coronavírus em Goiânia, a Central atua também no combate às fake news e o atendimento é realizado por técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos.
Os profissionais da Central estão atualizados sobre os protocolos do Ministério da Saúde, formas de tratamento e testagem na capital, é o que explica a gerente de Atenção Primária à Saúde da SMS, Cynara Martins. "O objetivo da unidade é orientar a população e realizar o primeiro atendimento em caso de suspeita da doença", afirma.
Caso os pacientes apresentem sintomas leves, como coriza, febre baixa e quadro gripal, a unidade realiza imediatamente a notificação e encaminha o usuário para o serviço de Telemedicina da SMS. A partir disso, ele será monitoramento diariamente por médicos via chamadas de vídeos.
"A central foi criada para viabilizar uma comunicação efetiva entre os moradores de Goiânia e a SMS. É uma forma de otimizar os serviços de saúde e de evitar que os usuários do Sistema Único de Saúde [SUS] procurem de maneira inadequada as unidades durante o período de pandemia", acrescenta Cynara Martins.
O serviço conta com 36 técnicos de enfermagem, 16 enfermeiros, 16 médicos e um coordenador divididos em dois turnos, 7h às 13h e das 13h às 19, todos os dias da semana, inclusive nos feriados.
Implantada em 19 de março juntamente com uma série de medidas para conter o avanço do coronavírus em Goiânia, a Central atua também no combate às fake news e o atendimento é realizado por técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos.
Os profissionais da Central estão atualizados sobre os protocolos do Ministério da Saúde, formas de tratamento e testagem na capital, é o que explica a gerente de Atenção Primária à Saúde da SMS, Cynara Martins. "O objetivo da unidade é orientar a população e realizar o primeiro atendimento em caso de suspeita da doença", afirma.
Caso os pacientes apresentem sintomas leves, como coriza, febre baixa e quadro gripal, a unidade realiza imediatamente a notificação e encaminha o usuário para o serviço de Telemedicina da SMS. A partir disso, ele será monitoramento diariamente por médicos via chamadas de vídeos.
"A central foi criada para viabilizar uma comunicação efetiva entre os moradores de Goiânia e a SMS. É uma forma de otimizar os serviços de saúde e de evitar que os usuários do Sistema Único de Saúde [SUS] procurem de maneira inadequada as unidades durante o período de pandemia", acrescenta Cynara Martins.
O serviço conta com 36 técnicos de enfermagem, 16 enfermeiros, 16 médicos e um coordenador divididos em dois turnos, 7h às 13h e das 13h às 19, todos os dias da semana, inclusive nos feriados.
Nos demais horários, das 19h às 7h, o atendimento é eletrônico, informando e instruindo o usuário sobre os horários de funcionamento do serviço.
O telefone da Central Humanizada de Orientações sobre a Covid-19 é o (62) 3267-6123.
O telefone da Central Humanizada de Orientações sobre a Covid-19 é o (62) 3267-6123.
Caso o usuário queira entrar em contato pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, basta adicionar o número (62) 98599-0200 aos seus contatos.
Assim que o cidadão enviar uma mensagem pelo aplicativo, ele receberá orientações sobre prevenção.
Fonte: Prefeitura de Goiânia / Thiago Araújo, da Diretoria de Jornalismo
Fonte: Prefeitura de Goiânia / Thiago Araújo, da Diretoria de Jornalismo
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