Comunicação amplia e facilita diálogo entre Prefeitura de Goiânia e cidadãos


O novo portal recebeu mais de 2,5 milhões de visitantes únicos e mais de 127 mil notícias foram veiculadas nas mídias citando direta ou indiretamente a Prefeitura de Goiânia e suas respectivas secretarias

A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) desempenhou um importante papel na Prefeitura de Goiânia e foi determinante para que o município atingisse as principais colocações nos rankings de transparência em gestão. 

Ao longo desta gestão, sob o comando do prefeito Iris Rezende, a Secom se reestruturou, se modernizou, e conquistou importantes resultados. Foi criado um novo portal da gestão, um portal da transparência, a comunicação via redes sociais foi ampliada e o relacionamento com a imprensa e a mídia foi aprofundado de maneira profissional e cordial.

O trabalho da Secom garantiu a divulgação dos atos do Executivo Municipal de forma ágil e resultou na ampliação do diálogo da administração municipal com a comunidade e com os meios de comunicação.“Enfrentamos diariamente o desafio de fazer um trabalho sério, baseado nas boas práticas políticas e na busca pela formação de uma consciência cidadã. Nossa palavra de ordem foi integração”, destacou o secretário municipal de Comunicação, Vassil Oliveira.

Segundo o titular da pasta, o sucesso da comunicação na gestão Iris Rezende é fruto do trabalho em equipe, dentro da Secom e com as demais secretarias. “Falamos a mesma língua e trilhamos juntos o mesmo caminho, pois a gestão é uma só”, completou.

A Diretoria de Jornalismo da Secom otimizou a produção de conteúdo para a imprensa local, regional e nacional, com a disponibilização e envio de textos, fotografias, áudios e imagens de TV em alta qualidade sobre projetos, ações, eventos e reuniões.

De 2017 a 2020 foram produzidos 7.200 releases, que repercutiram em 127.323 mil notícias veiculadas nas mídias, que citaram direta ou indiretamente a Prefeitura de Goiânia e suas respectivas secretarias. Todo esse trabalho gerou, em média, 2,6 mil notícias por mês em veículos de comunicação nas modalidades de TV, rádio, impresso e online (sites e blogs).

Toda a produção de conteúdo diário para envio aos veículos de imprensa foi incrementada a partir do distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19 iniciada em março de 2020, quando o jornalismo passou a organizar entrevistas também pelo Skype e outras ferramentas via web.

O trabalho da Secom também foi determinante para a ampliação do diálogo entre a administração municipal e a população por meio das mídias digitais, Instagram, Youtube, Facebook e Twitter, que apresentaram um crescimento extraordinário. E os números mostram isso. Para se ter uma ideia, o perfil no Instagram tinha 18.129 seguidores em 2017 e hoje tem mais de 121 mil usuários interagindo diariamente com o município. A página da Prefeitura de Goiânia no Facebook tem, atualmente, 104 mil seguidores.

Novo portal da prefeitura e portal da transparência

A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), junto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec) e a Controladoria Geral do Município (CGE), lançou em outubro de 2019 o novo site da administração municipal.

A renovação foi uma determinação do prefeito Iris Rezende, que exigiu da equipe o uso de tecnologias para melhorar a prestação de serviços aos contribuintes. Com design atual e ferramentas que permitem maior integração do usuário, além de uma navegação interativa e fácil, o site reúne toda cesta de serviços das várias secretarias da administração municipal.

Além das notícias de cada pasta, o internauta tem a facilidade para acessar os serviços digitais da Prefeitura e outras informações de seu interesse.

A plataforma de informações e serviços da Prefeitura é integrada pelo Portal da Transparência do Município que também foi todo renovado em parceria das três pastas, com o cuidado de atender a todas as determinações de leis federais, visando ampliar o acesso à informação ao cidadão em linguagem clara e objetiva, sobre as origens e aplicações dos recursos públicos municipais. Tornar ainda mais transparente os atos de gestão, permitindo o controle social das ações do executivo goianiense também foi o objetivo da renovação da plataforma, que no último mês de setembro levou Goiânia a conquistar o primeiro lugar entre as capitais brasileiras no ranking da ONG Transparência Internacional, um dos mais respeitados organismos de combate à corrupção no mundo. A capital de Goiás obteve nota 99, numa escala de 0 a 100, e foi classificada na categoria “ótimo”.

Balanço da Secom 2017-2020

- 7.200 releases enviados para a imprensa

- 127.323 notícias veiculadas nas mídias citando direta ou indiretamente a Prefeitura de Goiânia e suas respectivas secretarias

Novo Portal

- Número de visitantes únicos:
o novo portal recebeu mais de 2,5 milhões de visitantes únicos

- Quantidade de impressões em páginas: o novo portal alcançou 250,9 milhões de impressões, totalizando média de 17,9 milhões de impressões mensais, contra 8 milhões de impressões mensais do antigo site

- Páginas de serviços mais acessada: Emissão de guia de IPTU, com 504 mil visualizações, seguida de emissão de nota fiscal, com mais de 308 mil visualizações

- Acessos ao portal da transparência: cerca de 446 mil visualizações

- Acessos ao portal de serviços: mais de 1,1 milhão de visualizações

Notícias publicadas no novo site

- 1800 notícias publicadas no novo site
- Média de 6 (seis) notícias por dia

Fonte: Valéria Almeida, da Diretoria de Jornalismo
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