Coordenadora do curso de nutrição da Anhanguera comenta quais são os principais alimentos que ajudam no combate à doença
A data 17 de maio é lembrada como Dia Mundial da Hipertensão, uma condição clínica conhecida como pressão alta, causada por um aumento anormal, e por longo período, da pressão que o sangue faz quando circula pelas artérias do corpo. Em estudos recentes, estima-se que cerca de 30% dos brasileiros sofrem com a doença.
Na maioria dos casos, os sintomas que identificam que uma pessoa sofre de hipertensão são silenciosos. Quando a doença está em estágio mais avançado, é comum sentir com frequência: dores de cabeça e no peito, falta de ar, tontura, visão embaçada e até mesmo, problemas no ouvido.
Um dos principais fatores de risco da Hipertensão está na má alimentação e sedentarismo. “É extremamente necessário que as pessoas façam acompanhamento médico e nutricional, mantenham seus exames de saúde em dia e busquem fazer alimentações balanceadas além da prática de atividades físicas”, diz Thaliane Dias Mack, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera.
Segundo a professora, não só pessoas hipertensas, mas todos devem consumir diariamente alimentos ricos em fibras, proteínas, potássio, magnésio, como:
- Frutas
- Carnes como peixes, frango e cortes magros de carnes vermelhas;
- Gorduras boas, derivadas do amendoim, da castanha, avelãs e azeite;
- Grãos Integrais
- Legumes e verduras
- Leite e derivados desnatados.
Atendimento nutricional - O Núcleo de Prática de Nutrição da Faculdade Anhanguera de Brasília, Pistão Sul, oferece serviços clínicos gratuitos à população. O agendamento pode ser feito pelos telefones, presencial: 61 3353-7932 | On-line: 61 99869-5666 (o contato deve ser feito por whatsapp).
O atendimento presencial mediante o agendamento é feito no endereço QS 01, Rua 212 - Lotes 11, 13 E 15, s/n, Águas Claras - Taguatinga - DF.
__________
Comentários