Professora leva aulas de Libras para crianças sem deficiência


A professora e fundadora da MultiDom Educação Inclusiva, Rosiane de Mello, realiza um trabalho lúdico de inclusão da criança com deficiência nas escolas

Rosiane de Mello desenvolve um projeto educacional com objetivo de transformar o ambiente escolar em uma terra fértil para o respeito, à empatia e à inclusão. Rosiane viabiliza o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para crianças que estão iniciando a vida escolar. Além disso, a professora trabalha com 25 personagens, bonecos de pano, confeccionados por ela. Cada um deles retrata uma deficiência como, por exemplo, o amputado, o deficiente auditivo, o deficiente visual, o autista.

"Através da metodologia da inclusão reversa, acontece o compartilhamento com as crianças ausentes de deficiências, transtornos ou doenças, histórias lúdicas que abordam deficiências, superações e habilidades que cada criança com deficiência tem para se expressar e ser feliz", explica. Na quarentena, com a suspensão das aulas presenciais, começou a criar e-books para alfabetização e letramento bilíngue em português e Libras. Inquieta, em sua casa, no Rio de Janeiro, ela ainda gravou vídeos ensinando palavras em Libras com a divertida participação de sua filha, Mariane, de 5 anos.

No ambiente escolar do filho Arthur, de 10 anos, Rosiane de Mello encontrou a motivação de que precisava para desenvolver o seu projeto.

"Quando meu filho era mais novo nós tivemos uma dificuldade de adaptá-lo na escola, por conta de um coleguinha de classe que tinha suspeita de autismo. Tinha questões de comportamento muito recorrentes, então eu fui até lá para entender o que estava acontecendo, e fui surpreendida por essa situação", conta.

Diante do quadro, Rosiane pensou na dor da mãe da criança com suspeita de espectro autista. "Quando olhei para aquele cenário, o que vinha na minha cabeça era a vida daquela mãe, tentei me colocar no lugar dela e quis entender quais eram as dificuldades e desafios. Isso me atingiu muito como mãe, então, eu queria fazer alguma coisa para ajudar, queria instruir o meu filho para incluir aquela criança, assim comecei a estudar o processo de inclusão", explica.

Pós-graduada em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Rosiane, em 2020, alinhou parceria da MultiDom com o Espaço de Desenvolvimento Infantil Clarice Lispector, em Rio das Pedras, Zona Oeste do Rio, para viabilizar o ensino de Libras a cerca de 300 alunos, sem deficiência, daquela unidade municipal de ensino. A ideia é sempre apresentar o idioma de Língua Brasileira de Sinais e despertar o entendimento sobre as diferenças.

A professora afirma ser fundamental incluir verdadeiramente o aluno. “Esse é o desafio da MultiDom Educação Inclusiva, ou seja, trabalhar com as crianças ausentes de deficiências os conceitos de cidadania e inclusão para que elas possam recepcionar seus novos amigos com amor e empatia”, destaca.


Com brilho nos olhos, Rosiane diz acreditar na construção desse novo olhar sobre as diferenças e que é possível construir um ambiente escolar realmente inclusivo.

Assessoria de Imprensa Fernando Fraga



Acesse nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JBJD6YZE0scBGAqHecmyD6
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se



Instagram Siga nosso Instagram  

Curta a FanPage

Postar um comentário

Comentários