Aparecida: Prefeitura inicia obras de reestruturação do Cais Nova Era


Unidade será totalmente reformada e ampliada visando um melhor atendimento aos pacientes

Atendimentos de urgência e emergência não serão interrompidos

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, assinou na manhã desta terça-feira, 5 de outubro, a ordem de serviço para reforma e ampliação do Cais Nova Era.

Assim, as obras da unidade já serão iniciadas nesta semana. A previsão é que em agosto do próximo ano o Cais já esteja totalmente reestruturado, com a criação de uma sala de reanimação, ampliação da enfermaria, novo prédio ambulatorial, novos consultórios e aparelhos, dentre outros benefícios. Durante esse período de reforma, o atendimento de urgência e emergência continua disponível na unidade.

“Pode-se dizer que teremos um novo Cais Nova Era. Nada do que vocês estão vendo aqui, permanecerá igual. Essa obra faz parte de um projeto que é prioridade da minha gestão: oferecer uma saúde pública de excelência! Acredito que isso é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população. Eu mesmo já busquei atendimento nesse Cais e sei de sua importância. Com a reforma e ampliação, nossa capacidade será ampliada, os profissionais terão melhores condições de trabalho e a qualidade do serviço oferecido será elevada. É nisso que acredito e é para isso que eu trabalho”, afirmou Gustavo Mendanha.



O prefeito lembrou ainda que o Cais Nova Era foi construído no final da década de 80 e que a reestruturação irá modernizar o local: “Essa é uma unidade que oferece atendimento de urgência 24 horas e atendimento ambulatorial, que é aquele agendado. Sempre muito demandado e procurado pelos moradores da região, o Cais merecia essa ampla reforma, que também é um reconhecimento da gestão sobre a relevância do trabalho realizado neste local pelos profissionais de saúde”.

O presidente da Câmara Municipal de Aparecida, André Fortaleza, prestigiou o lançamento das obras de reestruturação do Cais e também destacou a relevância do serviço oferecido na unidade: “essa reforma e ampliação representa o compromisso da Prefeitura com a população. Em Aparecida não cabe mais uma saúde arcaica e Gustavo Mendanha sabe disso e respeita o povo. Há anos essa unidade vem servindo, salvando vidas e contribuindo para a saúde dos moradores e agora todos terão um Cais mais moderno e qualificado”.

Como fica o atendimento no Cais

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, explicou que as obras de reestruturação vão ser iniciadas pela ala ambulatorial e depois abrangerá a Urgência e Emergência: “Nós já redirecionamos os atendimentos ambulatoriais do Cais para as Unidades Básicas da região. Inicialmente, os atendimentos de urgência e emergência continuam. À medida que a reforma avançar para essa ala do Cais, avaliaremos as condições de continuidade do trabalho no local, ouviremos a população e, se necessário, realocaremos o atendimento 24 horas para as outras unidades de emergência da nossa rede, composta por três UPAs e pelo Cais Colina”.

Trabalho que fica

A moradora do Veiga Jardim, Malena Rocha, estava buscando atendimento no Cais Nova Era quando soube da reestruturação: “sempre venho aqui e achei muito bom saber que teremos uma reforma. Espero que os consultórios e a enfermaria sejam ampliados. O Cais é muito importante para a nossa região”.

Quem também ficou animada com o início das obras foi a técnica-administrativa da unidade, Gracielle Bueno. “Eu trabalho aqui de segunda à sexta. Considero o Cais a minha casa e estou empolgada com a reestruturação. Eu já trabalhava aqui quando, anteriormente, recebemos uma reforma. Mas agora, será algo maior. Nós estávamos precisando disso. Essa é uma obra que vai marcar a história do Cais Nova Era”.

Investimento

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as obras de reestruturação do Cais Nova Era estão estimadas em cerca de 1,6 milhão de reais. Desse total, R$ 1.100.302,94 são recursos do município e R$ 591.081,71 da União.

A reforma e ampliação promoverá:

Ampliação da recepção de Urgência e Emergência

Criação da Sala de Reanimação

Execução de novas enfermarias adulto e pediátrica

Construção de nova Ala Ambulatorial

Aumento do número de consultórios

Criação da rede de gases medicinais

Renovação da Central de Materiais Esterilizados

Reforma do setor de Laboratório

Instalação de nova máquina de Raio-x

Instalação de piso tátil para acessibilidade

Reforma da rede de água pluvial

Nova fachada

Pintura


Informações Secom / Fotos Enio Medeiros


Ver mais sobre Aparecida AQUI
__________



Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscreva

Postar um comentário

Comentários