A comunicação é uma ferramenta eficaz de posicionamento de valores, propósito e confiança
O leitor, com absoluta pertinência, deve estar questionando o porquê de se abordar o tema, se não há novidade alguma nesse clássico postulado. Porém, em um cenário global e nacional de fake news, polarização acirrada e crescente exigência de compliance, ética e responsabilidade socioambiental, o assunto merece ser revisitado.
Com o grande desenvolvimento de técnicas, conhecimento e novas ferramentas tecnológicas, a comunicação tem a capacidade de criar reputações e difundir valores, bem como estabelecer vínculos e ícones de compartilhamento cultural e de princípios com os públicos. No entanto, se não houver verdades que sustentem tudo isso, a conquista será efêmera. Acreditem: é uma questão de tempo.
A distância e as contradições entre o discurso e as efetivas práticas acabarão sendo percebidas na primeira crise ou, paulatinamente, na forma como se relaciona com clientes, mercado e consumidores e na maneira como aborda os princípios ESG (Boas práticas ambientais, sociais e de governança).
Todos estão sujeitos a crises provocadas por eventuais equívocos. Além disso, na era das fake news, há sempre a lamentável possibilidade de injúria, difamação e calúnia, variável, aliás, que deve ser considerada na prevenção e gerenciamento de riscos. É aí que se evidencia o imenso diferencial entre a reputação construída com base em verdades e a forjada artificialmente sobre premissas inconsistentes, inexistentes ou não condizentes com a realidade.
No primeiro caso, a comunicação atende plenamente ao postulado de que é uma ferramenta eficaz de posicionamento de valores, propósito e confiança, proporcionando sólida credibilidade em seus produtos e serviços e lhes possibilitando a preservação plena de sua imagem institucional durante e após o enfrentamento de uma crise.
Compliance, lisura, responsabilidade socioambiental e boa governança corporativa são princípios que devem ser levados ao conhecimento da sociedade e de todos os públicos. É justo, lícito e necessário fazê-lo, inclusive porque, no cenário atual em que eles são cada vez mais exigidos, retroalimentam o dinamismo dos negócios, contribuem para o crescimento das empresas, dos investimentos e dos empregos. Contudo, antes de comunicar, é preciso ser.
Por Beth Fontanelli: sócia-diretora de Marketing e Comunicação da KPMG no Brasil e na América do Sul
----
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição
Inscreva-se
Twitter
Seguir @oCentroeste
Curta a FanPage
Comentários
Casino Del Sol - KTM Hub
ResponderExcluirCasino Del Sol. 구미 출장샵 Casino Del Sol is an 안산 출장안마 enterprise 진주 출장안마 of the City of Las Vegas and is owned and operated by the City of Dreams Entertainment Corporation. 계룡 출장마사지 It was 경상남도 출장안마