Para essa primeira edição do projeto, foram selecionadas crianças e adolescentes que estudam na rede de ensino do município, no contra turno, e que estão devidamente cadastrados no programa CadÚnico do governo federal. Este é um programa idealizado e criado numa integração entre as Secretarias de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SSPMU), Guarda Civil Municipal (GCM) e Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SEMASC).
“A Guarda Mirim é um projeto que surpreendeu a todos. Os impactos positivos na vida desses jovens, de suas famílias e, consequentemente, de nossa sociedade, é algo que gera um valor imensurável”, destaca o prefeito Fernando Pellozo.
Ele ainda reforça o compromisso de ter tomado a decisão certa ao implementar esse projeto. “Tenho muito orgulho em ter tomado a decisão que nos permite estar aqui hoje. Isso nos mostra que estamos no caminho certo, fazendo as escolhas certas, que é a de cuidar das pessoas, principalmente das nossas crianças e adolescentes, que são o futuro dessa cidade”, conclui Pellozo.
Para a mãe da Ester Silva, Maria das Dores, a participação da filha no programa tem sido um canal muito importante no seu desenvolvimento, apesar de afirmar que a filha nunca deu trabalho. ”Sempre foi um sonho para a minha filha participar do programa quando soube que iria ter aqui em Senador Canedo”, ressalta.
Para ela, o programa beneficia toda a família porque quando a filha está nas aulas em segurança, ela pode buscar garantir mais uma renda para a sua família e ainda destaca o desejo de que este programa continue e outras crianças tenham oportunidade.
O programa conta com aulas, três vezes por semana, com duas turmas, matutino e vespertino, com uma carga horária total de 750 horas, nas instalações do comando da Guarda Civil e tem como objetivo ensiná-los a serem agentes multiplicadores do bem.
APRENDENDO COM RESPONSABILIDADE
As atividades da Guarda Mirim têm aspectos predominantemente sociais e educativos, orientando os alunos com princípios éticos, morais e de cidadania, responsabilidade social, fortalecimento do vínculo familiar e, sobretudo, na permanência e sucesso escolar.
Durante o ano letivo, os alunos aprendem sobre saúde bucal, primeiros socorros, além de realizarem visitas que conscientizam sobre a responsabilidade com o meio ambiente.
Por Rafael Rocha / Fotos: Milena Medrado, Carlos GCM, Vitória Carvalho
Ver mais sobre Senador Canedo AQUI
__________
Comentários