Importância da administração do tempo para o empreendedor


O tempo sempre está presente em nossa vida, em todas as atividades pessoais e profissionais, sendo importante na determinação de projetos de vida pessoal, profissional e no ambiente corporativo

Reduzir o tempo gasto em processos é fundamental para a melhoria da eficiência e eficácia, e consequentemente evita onerar os custos. O tempo tem como característica ser irreversível, ou seja, não é possível reaproveitá-lo, e é irrecuperável, porque não poderá ser reaproveitado.

Segundo o consultor empresarial e professor universitário, Manuel Barreiros, administrar corretamente o tempo é um dos aspectos mais importantes para o êxito pessoal e profissional. "No ambiente corporativo é uma necessidade que aumenta na medida em que um profissional sobe na hierarquia funcional de uma empresa e para o empreendedor é um dos fatores críticos para o sucesso de seu projeto, devendo estar presente no planejamento", considera o consultor.

"A falta ou deficiência no planejamento é um dos motivos do desperdício de tempo, já que o empreendedor deve estabelecer prazos e sequência de etapas para suas tarefas. Neste sentido, a administração do tempo deve ser iniciada com a avaliação da urgência e importância das tarefas, em que a prioridade deve ser para as tarefas urgentes e importantes, seguidas pelas, mas sem urgência, pelas urgentes, mas sem importância e terminando por aquelas sem urgência e sem importância", comenta Barreiros.

O empreendedor no seu planejamento do tempo terá que levar em consideração os diversos papéis, porque para além do tempo que terá que dedicar à sua empresa, tem que considerar o tempo que terá que dedicar à família e relações afetivas, e a suas atividades sociais e de lazer que são essenciais para manter o equilíbrio psicológico. "Um correto planejamento é fundamental para se evitarem inúmeras formas de desperdício de tempo como o excesso de interrupções pelo telefone, excesso de centralização de atividades em suas mãos não delegando a outra pessoa trabalhos rotineiros, permitir interrupções durante a realização de tarefas que exigem de sua parte concentração total e ter dificuldade de dizer 'não'", considera Barreiros.

Outro “ladrão do tempo” é a procrastinação, que é o ato de adiar algo para ser realizado posteriormente. É uma atitude que momentaneamente pode gerar algum conforto, mas que pode se tornar prejudicial quando começa a alterar as rotinas de trabalho. "É fundamental que o empreendedor adote alguns princípios especialmente relacionados com a disciplina, como seja o de não permitir ser interrompido em certos momentos de seu trabalho diário, responder a toda a correspondência imediatamente ao seu recebimento evitando acúmulos e estabelecer um horário para receber telefonemas que não sejam sobre assuntos urgentes, pois podem causar perda de concentração no trabalho que estava executando", destaca Barreiros.

Manuel Barreiros conta também que Por último, é imperioso que o empreendedor no que diz respeito diretamente ao seu negócio, estabeleça um tempo em que não faça nada que o desvie de um trabalho mental no qual se dedique a como resolver problemas, a como tomar decisões e à criatividade, ou seja, reservar um tempo para pensar com tranqüilidade sem ser interrompido.


Assessoria de Imprensa Fernando Fraga
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