Comenda Berenice Artiaga é entregue a mulheres que se destacam em todo estado. Além da primeira-dama, honraria também foi concedida a secretária Municipal de Saúde de Senador Canedo, Veronica Savatin
A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Cidadania, Simone Assis, foi homenageada nesta quinta-feira, 30, pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) com a Comenda Berenice Artiaga, a mais alta honraria concedida pela Casa, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A honraria também foi entregue a secretária municipal de Saúde, Veronica Savatin, pelos relevantes serviços prestados a sociedade.
Em solenidade presidida pela deputada Bia de Lima (PT), 79 mulheres que se destacam em suas áreas de atuação em todo o estado de Goiás foram homenageadas. As mulheres que receberam a honraria foram indicadas por 39 dos 41 deputados estaduais, dentre elas prefeitas, primeiras-damas, vereadoras, militares, pedagogas, deputadas, secretárias de governo, empresárias, entre outras.
O deputado estadual Wagner Neto (Solidariedade) foi o autor da indicação de Simone Assis. Em agradecimento, Simone destacou o reconhecimento à todas que lutaram anteriormente em defesa das mulheres. “Berenice é esse exemplo que facilitou esse caminho para nós, se hoje temos mulheres em todos os poderes é por que ela iniciou esse caminho para nós”, destaca a primeira-dama. A Comenda faz referência a Berenice Artiaga, primeira deputada estadual de Goiás e que representa a luta das mulheres do estado.
“Finalizamos março com esse reconhecimento que muito me honra, foi um mês com muitos momentos de reflexão e gratidão. Ser reconhecida pelo trabalho prestado é fruto da semente plantada por mulheres como Berenice, que colocaram seu trabalho e empenho na construção de uma sociedade mais igualitária, livre, justa e solidária”, finaliza Simone.
Dentre as homenageadas a secretária municipal de Saúde de Senador Canedo, Veronica Savatin, que foi indicada pela deputada estadual Rosângela Rezende (Agir).
A deputada federal Adriana Accorsi, também condecorada, endossou os discursos antecedidos por ela que ressaltaram os desafios enfrentados pelas mulheres. “Ser mulher é uma missão de risco diário”, citou ao destacar os altos índices de assédio, violência e homicídios. “Essa legislatura avançou muito para nós mulheres, vamos trabalhar ainda mais pelas mulheres”, finalizou Adriana.
A deputada estadual Bia de Lima em seu pronunciamento destacou que “acredita que as mulheres precisam ser respeitadas pela sua capacidade e compromisso em busca de dias melhores para todos”.
Acompanhando a primeira-dama, o prefeito Fernando Pelozzo agradeceu a homenagem e reforçou que a honraria homenageia todas as mulheres de Senador Canedo. "Muito feliz em acompanhar a Simone nesta homenagem, ela leva esse reconhecimento a todas as mulheres de nossa cidade".
Homenagem
A Comenda Berenice Artiaga é concedida no mês de março em alusão ao Dia Internacional da Mulher desde 1998. Além de ser eleita deputada estadual em 1951, Berenice foi professora e chegou a ser nomeada tabeliã em Goiânia, por concurso. Ela faleceu em 2012 aos 96 anos de idade.
Ver mais sobre Senador Canedo AQUI
__________
Comentários