Mais de 3 mil CNHs estão esquecidas no Vapt Vupt do Detran Goiás


Atendimento do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás está abarrotado de Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) que foram esquecidas pelos solicitantes. São condutores que pediram a segunda via, CNH definitiva, Permissão Internacional para Dirigir (PID), alteração de dados ou renovaram o documento e não buscaram

Só no atendimento da sede da autarquia estão cerca de três mil CNHs. O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, explica que o número de documentos esquecidos é ainda maior.

“Enfrentamos o mesmo problema em todas as unidades – Ciretrans e Vapt Vupt”, pontua.

CNHS DIGITAL

Um dos principais motivos do esquecimento das habilitações no atendimento é a crescente adesão à Carteira Digital de Trânsito. Com o aplicativo, o condutor que faz a renovação, por exemplo, tem o documento atualizado automaticamente mesmo antes da impressão.

Delegado Waldir alerta que ainda é temerário desprezar o documento físico.

“A tecnologia traz inúmeras vantagens. Porém, se der algum problema e o motorista precisar reinstalar o aplicativo, poderá precisar do código de segurança ou QR code do documento físico para baixar a CNH novamente”.

Por mês, o Detran-GO emite cerca de 70 mil CNHs. Dessas mais de 50 mil são referentes à renovação, CNH definitiva, e segunda via e alteração de dados. Como a CNH, por força legal, é um documento de guarda permanente, o Detran-GO não pode fazer o descarte. Com isso, há uma sobrecarga nos arquivos físicos das unidades.

Para buscar o documento, não é necessário agendar. Basta procurar a unidade indicada no momento da solicitação, com um documento pessoal.

O horário de funcionamento da sede do Detran-GO, na Cidade Jardim, em Goiânia, é das 8 às 17 horas.
__________


Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscreva

Postar um comentário

Comentários