Veja curiosidades sobre o amendoim; ele realmente é muito calórico?


Seja no pé de moleque, na paçoca, na canjica doce, em bolos e em várias outras preparações, o amendoim não pode faltar nas festas juninas. Há ainda quem nem espere as festas juninas para aproveitar os vários benefícios desse grão

O amendoim apresenta quantidades elevadas de vitamina E, um antioxidante que previne câncer, diabetes e doenças autoimunes. Bastante calórico, para que o amendoim seja um facilitador na sua dieta, e você não tenha efeito reverso, é preciso consumir a quantidade recomendada por dia (30 gramas).

Pensando nisso, destacamos algumas curiosidades, veja:

1. Rico em fibras, o amendoim auxilia na digestão, regula o intestino, promove a saciedade e contribui para o controle da glicemia, além de ser uma ótima fonte de vitaminas do complexo B.

2. Na primeira metade do século 20, foi utilizado pelo governo americano como fonte suplementar de proteínas. Originou-se, aí, a popularização, naquele país, da pasta de amendoim (peanut butter) como substituto da manteiga no café da manhã.

3. No Brasil, até os anos 70, antes da expansão da cultura da soja, o amendoim era largamente empregado na industrialização do óleo doméstico comestível. Seu óleo apresenta boa qualidade, contendo basicamente gorduras insaturadas (cerca de 80%), que ajudam a reduzir o colesterol LDL ruim, trazendo benefícios inegáveis para pessoas com doenças cardiovasculares, além de também estar presente nas dietas médicas para diabéticos.

4. Dado o potencial alimentar e econômico, representado pelo amendoim, muitos produtores, cerealistas e industriais, especialmente os radicados em São Paulo, que detém 90% da produção nacional, trabalham, hoje, com grãos sem a presença da aflatoxina (compostos tóxicos), segundo atestam pesquisadores do Instituto Agronômico de Campinas.
-----


Seguir no Instagram  

Acesse nosso grupo no WhatsApp: Clique AQUI
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se


Twitter   

Curta a Página

Postar um comentário

Comentários