Curiosidades que você deveria saber sobre o Cerrado
O Cerrado é um dos seis biomas brasileiros, se concentra principalmente no Planalto Central, presente nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, São Paulo, Paraná e Distrito Federal.
Conhecido como cerrado no nosso país, em outros lugares do mundo leva o nome de savana, se caracterizando por uma vegetação com árvores baixas, arbustos espaçados e gramíneas. O clima é predominantemente quente com um período chuvoso e outro seco.
O Cerrado apresenta algumas particularidades em relação as outras savanas devido a aspectos climáticos, geográficos e culturais especiais. Também sofre com uma intensa exploração antrópica (pelo homem) em sua região, o que afeta sua conservação. Todos esses fatores fazem do Cerrado uma região com algumas singularidades importantes a se conhecer.
1. Segundo maior bioma brasileiro perdendo apenas para a Amazônia, o Cerrado ocupa uma área de mais de 2 milhões de km², correspondendo a cerca de 25% do território nacional. Também é o segundo maior ecossistema da América do Sul.
2. Considerado o "berço das águas" no domínio do Cerrado nascem os rios que vão formar as principais bacias hidrográficas do país. São eles: Parnaíba, Paraguai, Paraná, Tocantins-Araguaia, São Francisco, Gurupi e Jequitinhonha.
O Paraguai e Paraná se juntam ao rio Uruguai e formam a bacia do Prata, de grande importância econômica para o Brasil e os países fronteiriços. Em sua área se encontram também três grandes aquíferos: Guarani, Bambuí e Urucuia.
Aproximadamente 40% das espécies de vegetação lenhosa, e cerca de 50% das abelhas são espécies endêmicas. Sobre os insetos (invertebrados), estima-se que o cerrado abrigue mais de 14 mil espécies, representando 47% da diversidade de insetos do Brasil.
-----
Acesse nosso grupo no WhatsApp: Clique AQUI
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição
Inscreva-se
Twitter
Seguir @oCentroeste
Curta a Página
Comentários