Você sabia que o Sol dá ao Oceano sua Tonalidade Azul?


Se você não sabe muito sobre o azul profundo do mar, que não é realmente azul, confira fatos que selecionamos


1. O Sol dá ao Oceano sua Tonalidade Azul

Uma das características mais marcantes dos oceanos são as profundas águas azuis que continuamente se agitam, rolam e surgem em ondas. A cor é o resultado do comprimento das ondas de cor vermelha e laranja do sol, sendo absorvidos pela superfície do oceano e o comprimento de ondas azuis penetrando mais profundamente, dando lugar a tonalidade azul. E como esses comprimentos de onda podem viajar mais para baixo, o oceano tenderá a parecer mais azul quanto mais baixo você for.

E por que a água em um copo não é azul quando você está sentado ao ar livre? Por que não existem moléculas suficientes para absorver a luz.

2. Os Oceanos mantém a Internet Online

Se você pudesse avistar os quilômetros de cabos cruzando os oceanos do mundo, pareceria uma teia gigante submersa. As empresas de comunicação mantêm conexões internacionais, passando por superfícies planas no fundo do oceano. Alguns exigem camadas à prova de tubarões para evitar que predadores mordam e caia sua conexão com sites em outras partes do mundo. De acordo com o site TeleGeography.com, no início de 2018, eram aproximadamente 448 cabos submarinos em serviço em todo o mundo.

3. A Parte mais Profunda do Oceano é Muito, Muito Profunda Mesmo

A Fossa das Marianas é considerada a parte mais profunda dos oceanos do mundo, e o ponto mais profundo da Terra. Dentro da trincheira está um vale conhecido como Challenger Deep que se estende por cerca de 10.994 metros abaixo da superfície. Para efeito de comparação, todo o Monte Everest, a montanha mais alta do mundo com 8.848 metros, caberia facilmente lá.

Até recentemente, as explorações tripuladas não tinham ido mais longe do que 10.910 metros abaixo da superfície, um recorde estabelecido por dois oceanógrafos em 1960. Em 2012, o cineasta James Cameron explorou aproximadamente as mesmas profundezas em uma missão em que foi sozinho. Em 2019, Victor Vescovo fez história ao ser a primeira pessoa a chegar ao fundo do oceano na Fossa das Marianas.
-----


Seguir no Instagram 

Acesse nosso grupo no WhatsApp: Clique AQUI
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se


Curta a Página

Postar um comentário

Comentários