Data foi criada pela Organização das Nações Unidas e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 1966 com o objetivo de promover o amplo debate sobre o assunto, principalmente nos países com altos índices de analfabetismo
O Dia Nacional da Alfabetização celebrado nesta quinta-feira, 14, é uma data comemorativa que lembra a importância fundamental da alfabetização para a vida dos seres humanos. Isso porque a alfabetização e a instrução são Direitos Humanos básicos, o que demonstra o seu papel não só no desenvolvimento dos indivíduos mas também da sociedade como um todo.
É uma data comemorativa muito significativa porque nos lembra da importância da alfabetização na emancipação do indivíduo, permitindo com que o cidadão possa exercer a sua plena cidadania. Além disso, a alfabetização é um dos primeiros passos para o desenvolvimento intelectual de um indivíduo.
Uma alfabetização de qualidade permite com que a pessoa se coloque como um cidadão que luta por seus direitos. O desenvolvimento educacional da população também permite a formação de profissionais em ofícios de grande importância para a sociedade. Com isso, as sementes plantadas por meio da alfabetização retornam para a sociedade por meio de profissionais qualificados e cidadãos preocupados com o desenvolvimento do país.
A alfabetização e todo o esforço educacional em geral têm relação direta com a construção de uma sociedade menos desigual. As oportunidades abertas pela educação permitem uma redução sensível na desigualdade social. Claro que, para que isso aconteça, é necessário investimento do poder público para que a população tenha acesso a essa educação e que ela seja de qualidade.
O Dia Nacional da Alfabetização é importante também porque serve como um momento em que a questão é debatida com mais profundidade e que políticas públicas podem ser pensadas para se ampliar o esforço para a alfabetização plena da população brasileira. Até porque o Banco Nacional Comum Curricular (BNCC) define que é um direito de toda criança ser alfabetizada até o segundo ano do Ensino Fundamental.
Lembrando que quando falamos de alfabetização, não falamos apenas do indivíduo que não sabe ler ou escrever mas também do indivíduo que lê, porém não consegue interpretar o texto de maneira satisfatória. Esses são conhecidos como analfabetos funcionais.
Texto e foto: Karla Neto
-----
Acesse nosso grupo no WhatsApp: Clique AQUI
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição
Inscreva-se
Twitter
Seguir @oCentroeste
Curta a Página
Comentários