Você sabe o por que da lenda do boto cor de rosa?


O boto-cor-de-rosa é uma lenda do folclore brasileiro, sendo muito influente na região Norte do país

A lenda Fala de um boto que se transforma em um homem belo e sedutor. Na forma humana, o boto seduz mulheres para engravidá-las. Depois essas mulheres são abandonadas pelo ser, que retorna para o rio em sua forma animal.

Sua lenda é muito comum na região Norte do Brasil fazendo desse ser um dos personagens do folclore brasileiro. O boto-cor-de-rosa é um animal presente nos rios amazônicos, e, na sua história em virtude da lenda, ele tem uma conotação negativa.

A lenda do boto-cor-de-rosa fala que esse animal se transforma em um homem muito bonito e conquistador, que parte à procura de mulheres para seduzi-las.

Existem diferentes versões da lenda, sendo que algumas falam que ele se transforma, durante qualquer festa nas comunidades ribeirinhas, e outras, que a transformação só acontece na Lua cheia do mês de junho, durante as festividades de Santo Antônio, São João e São Pedro.

O boto, depois de transforma-se em um homem muito bonito, com boa conversa e galanteador passa a usar roupas e sapatos brancos, além de um chapéu que tampa o topo de sua cabeça. Esse chapéu seria um disfarce, pois a transformação não é completa: no topo da cabeça estariam as narinas do boto. Sendo assim, o chapéu esconde a grande evidência de que aquele homem é, na verdade, o boto.

Existem versões da lenda que falam que o boto procura a mulher mais bonita da festa para seduzi-la, e outras, que ele não procura necessariamente a mais bonita, mas sim uma mulher virgem.

Depois de seduzir a mulher, o boto deita-se com ela e, antes do fim da noite, ele a abandona. Essa mulher engravida, e seu filho cresce sem pai, uma vez que o boto voltou para suas águas. Essa lenda, 
frequentemente contada para justificar a gravidez de mulheres solteiras, era muito utilizada na tradição popular para explicar filhos sem pai. Assim, na região, todo filho que cresce sem saber quem é o pai fica conhecido como filho(a) do boto.

O animal boto cor de rosa faz parte da mesma família que as baleias e os golfinhos, porém a maior diferença entre eles é o fato do boto viver em águas doces. Ele habita as águas que pertencem ao rio amazonas, principalmente, no Brasil, Venezuela, Bolívia e em uma parte da Colômbia.

Os botos machos são considerados um pouco maiores que as fêmeas, eles conseguem medir até 2,5 metros e a pesar até 200 quilos, enquanto as fêmeas medem no máximo 2,2 metros e podem pesar até 150 quilos.

Quando o boto é comparado com os golfinhos de outras espécies que vivem nos rios, ele sai como o que possui o maior tamanho, sendo assim, ele é considerado o maior golfinho de água doce do mundo.

A base alimentar desse animal é formada por muitas espécies diferentes de peixes, mas eles também podem se alimentar de crustáceos e de moluscos. Eles possuem corpos bastante flexíveis, o que é muito bom e facilita na hora em que eles precisam caçar suas presas ou quando precisam desviar de obstáculos que pode haver no meio de seu caminho.

Com direção de Walter Lima Jr., a Lenda do Boto inspirou o filme “Ele, o Boto” (de 1987), estrelado por Carlos Alberto Riccelli no papel do ser folclórico.


Fonte: Karla Neto
-----


Seguir no Instagram 

Acesse nosso grupo no WhatsApp: Clique AQUI
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se



Curta a Página

Postar um comentário

Comentários