O pequi é uma fruta fonte de manganês, um mineral essencial para a formação e fortalecimento das células do sistema imunológico, ajudando a prevenir gripes, alergias e resfriados, além de ser um Aliado do coração
Os ácidos graxos monoinsaturados do pequi podem ajudar a melhorar o perfil do colesterol no organismo, por reduzirem o colesterol LDL, considerado ruim para a saúde.
O LDL quando oxidado pode se acumular em placas de gordura nos vasos sanguíneos, podendo levar ao seu entupimento a longo prazo, o que pode causar diversas doenças cardiovasculares como infarto e AVC.
Além disso, por ser rico em nutrientes antioxidantes (como as vitaminas A e C), o pequi reduz as chances do colesterol LDL se oxidar, o que protege ainda mais o coração.
Por fim, a combinação de vitaminas e minerais do pequi beneficia a pressão arterial, trazendo um equilíbrio na retenção de líquidos.
A presença do potássio, principalmente, ajuda também no relaxamento dos vasos sanguíneos, o que influencia de forma positiva na pressão arterial, mais um fator que auxilia na saúde do coração, já que ele não acaba sendo sobrecarregado pela hipertensão.
O Pequi fortalece o sistema imunológico por ser fonte de manganês, um mineral importante para a formação e a manutenção das funções das células de defesa, ajudando a combater vírus, fungos e bactérias e evitar situações como gripes, alergias e resfriados, por exemplo.
O fruto Também é rico em flavonoides e betacaroteno, compostos fenólicos com potente ação antioxidante que protegem as células do sistema imunológico contra os danos causados pelos radicais livres.
Proteção da visão
O pequi é uma boa fonte de vitamina A por ser rico em carotenoides, ajudando a promover a saúde e clareza da visão, prevenindo as chances de degeneração macular.
Por Karla Neto
-----
Acesse nosso grupo no WhatsApp: Clique AQUI
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição
Inscreva-se
Twitter
Seguir @oCentroeste
Curta a Página
Comentários