Hoje, segunda-feira (20), celebra o Dia Nacional do Farmacêutico


Nesta segunda-feira (20), é celebrado o Dia Nacional do Farmacêutico, a data destaca o importante papel destes profissionais e, este ano, traz como tema da campanha, “Farmacêuticos são essenciais e merecem nosso reconhecimento


Apesar de ainda ser pouco conhecido entre a população em geral, a data busca valorizar essa profissão que é muito importante no nosso sistema de saúde, público e privado.


A atuação desse profissional é muito ampla, abrangendo diversas especialidades. Entretanto, a maioria das pessoas entendem por farmacêutico, aquele profissional que está presente na farmácia apenas distribuindo os remédios. Essa ideia se deve ao fato de que parte da população ainda não compreende todas as dimensões que envolve o papel desempenhado por eles.


Além de dispensar medicamentos, o farmacêutico orienta pacientes sobre o uso correto de medicamentos, monitora os efeitos dos medicamentos, controla a qualidade de produtos farmacêuticos, desenvolve novos medicamentos, analisa e controla a qualidade de produtos garantindo que atendam às normas sanitárias.


A procura por tratamento das doenças sempre foi algo que circundou a humanidade. A expectativa de vida era muito baixa nos tempos mais antigos, e os registros de épocas, como a Idade Média, eram surpreendentemente assustadores. Em regiões que tinham um farmacêutico, esse cenário caótico era amenizado. A profissão de farmacêutico é muito antiga, sendo que já era exercida há milênios. As primeiras civilizações utilizavam recursos vegetais, minerais e animais para tratar doenças.


Hoje, os farmacêuticos trabalham em diversas áreas, como farmácias, hospitais, indústria farmacêutica, análises clínicas e toxicologia.


Assim como a maioria das profissões, os farmacêuticos também precisavam de um dia que trouxesse o reconhecimento à sua atuação. O dia 20 de janeiro foi escolhido em 1916 pela fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF). Sendo reconhecida oficialmente em 2007 pela Resolução nº 460, do Conselho Federal de Farmácia.


Essa data é muito simbólica para esses profissionais e é utilizada, muitas vezes, como pauta para encontros, sejam de formação ou conscientização.

Postar um comentário

Comentários