Conforme o Ministério da Saúde, neste primeiro momento a vacina está disponível somente para as faixas etárias entre 10 e 14 anos
“Embora o município de Várzea Grande esteja com estoque de vacinas contra a dengue, em todas as unidades da rede pública, a procura ainda está abaixo do esperado”. O alerta é da gerente de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde do município, Alessandra Carrera, que reforça a importância do imunizante, como eficaz no combate à doença.
Aliada à vacinação, Alessandra Carrera, também destacou a importância da população manter os cuidados de higiene no combate ao mosquito, limpando os seus terrenos, caixas d’águas e utensílios que possam acumular água, além de receber a visita dos agentes de endemias. “É essencial que os moradores deixem esses profissionais entrarem nas casas para ajudar neste trabalho de combate às arboviroses, e esse é um trabalho de rotina e ocorre o ano todo. A participação desses profissionais é essencial nessa batalha contra o mosquito. Temos também uma lei que autoriza a entrada dos agentes de endemias em caso de não ter acesso a lugares, como casas vazias, e ou abandonadas”.
Importante destacar que as doses destinadas para adolescentes entre 10 e 14 anos está disponível não apenas em Mato Grosso, o imunizante, composto por duas doses que devem ser ministradas com um intervalo de 3 meses, está disponível em todos os municípios do Brasil, nas Unidades Básicas de Saúde.
Comentários