A própolis vermelha e seus benefícios


A palavra própolis tem origem grega, sendo uma junção dos termos pró (defesa) e polis (cidade). Ou seja, é uma referência à "defesa da cidade" (no caso, da colmeia) das abelhas. A própolis é um hormônio natural produzido pelas plantas, uma mistura resinosa complexa coletada pelas abelhas. Ela contém alto valor medicinal, histórico e econômico


O extrato de própolis é um produto natural, amplamente utilizado por diferentes culturas ao redor do mundo e conhecido pelos diversos benefícios que proporciona. Ele também possui alto valor nutricional, sendo repleto de sais minerais e complexos vitamínicos. Geralmente, consome-se o extrato de própolis para tratar e aliviar sintomas, no caso da própolis vermelha, por causa de suas propriedades antitumorais, antioxidantes, antifúngicas, antimicrobianas, analgésicas, antiparasitárias, antivirais e efeitos quimiopreventivos.


Algumas pessoas acreditam que a substância é produzida por abelhas. Porém, esses insetos apenas coletam a própolis para utilizar nos cuidados da colmeia.


O Brasil é um dos maiores produtores de própolis do mundo, com variedades de própolis vermelha e verde que podem ser encontrados em algumas regiões do Nordeste do Brasil.


A própolis vermelha é mais rara e quase exclusiva do Brasil, mais especificamente, de uma zona de mangue no estado de Alagoas. No entanto, essa variação de própolis vermelha também foi descoberta, em menor quantidade, em algumas regiões de Cuba.


No Brasil, a própolis foi classificada em 13 grupos, com base em suas características organolépticas e físico-químicas. O 13º tipo é a própolis vermelha, que tem sido uma importante fonte de investigação e estudos desde o final dos anos 90 por causa de seus benefícios. Suas propriedades vêm de inúmeros compostos, incluindo terpenos, pterocarpanos, benzofenonas preniladas e, principalmente, os flavonoides.

Postar um comentário

Comentários