Tucão, como é conhecido, teria financiado a fuga para o Rio de Janeiro de Rafael Amorim de Brito, de 28 anos (na foto), que assassinou a tiros o sargento da Polícia Militar, Odenil Alves Pedroso, em maio de 2024
Tucão é uma liderança da facção criminosa Comando Vermelho (CV) e foi preso, na quarta-feira (19), no Rio de Janeiro. Rafael ainda está foragido.
O criminoso detido foi encaminhado para à Superintendência Regional da Polícia Federal do Rio de Janeiro e, posteriormente, levado para uma penitenciária de Mato Grosso para cumprimento de pena, "Tucão" era foragido da justiça mato-grossense, tinha um mandado de prisão em aberto e uma condenação de mais de 39 anos para cumprir em regime fechado.
A prisão faz parte das investigações no âmbito da operação 'Tolerância Zero', idealizada pelo Governo de Mato Grosso, visando combater a atuação de facções criminosas no Estado.
Além de ser apontado como financiador da fuga de Rafael Amorim, o criminoso preso no Rio de Janeiro tem uma extensa ficha criminal por associação criminosa, homicídio, latrocínio e sequestro.
Tucão também está envolvido na morte de um aluno sargento da Polícia Militar de Mato Grosso em 2004 e foi preso durante as fases da Operação Grená, em 2014 e 2015, além de ter sido alvo das Operações 10º Mandamento e Red Money em 2018.
As forças de segurança do Rio de Janeiro auxiliaram Mato Grosso na prisão do faccionado.
Comentários