Mobilidade Urbana enfatiza orientações para trânsito mais seguro na volta às aulas

 


Com o retorno das aulas na rede pública de ensino nesta segunda-feira (3) em Rondonópolis, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana reforça que a contribuição de todos é essencial para a promoção de um trânsito mais seguro e eficiente para todos.


Essa preocupação por parte dos pais e motoristas em geral é essencial nesse momento, considerando que a partir de agora o fluxo de veículos e pedestres aumenta substancialmente junto das escolas, havendo a necessidade de que todos redobrem a atenção no trânsito.


Um dos pontos importantes, segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Thales Tatí Gonçalves Vicente, envolve o respeito às faixas de pedestres em frente das escolas, tanto por parte dos motoristas como dos pedestres.

Em Rondonópolis, mesmo com a presença de faixas elevadas, muitos alunos e pedestres ainda atravessam a via em locais indevidos. “A faixa de pedestre é o local seguro e adequado para a travessia.”


Como forma de contribuir com a organização do trânsito e respeito às regras, os agentes municipais de trânsito estarão dispostos em vias próximas a várias escolas de Rondonópolis.


De antemão, o secretário municipal antecipa que já vem planejando melhorias para garantir mais segurança aos motoristas e pedestres, nesse primeiro momento na região central. “Nosso foco é salvar vidas”.


Veja, a seguir, algumas orientações para prevenir acidentes no trajeto escolar, reforçando que essas atitudes simples salvam vidas:


. Respeite a faixa de pedestres.

. Não avance o sinal vermelho.

. Use sempre o cinto de segurança.

. Evite parar em fila dupla.

. Respeite os limites de velocidade das vias.

. Redobre a atenção ao passar próximo às escolas.

. Utilize as setas para indicar manobras.

. Não use o celular enquanto dirige.

. Sempre estacione no lado direito da via ao desembarcar crianças, garantindo que elas saiam com segurança no passeio público.

. Respeite a capacidade máxima de passageiros ou carga de veículos, como motos e carros.

Postar um comentário

Comentários