Chá da folha de acerola pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, combater a inflamação e reduzir a gordura
A folha de acerola é conhecida e usada terapeuticamente como vitamina C, contribui e ajuda no fortalecimento do sistema imunológico atuando como preventivo de gripes, resfriados e inflamações.
A aceroleira, cujo nome científico é Malpighia emarginata, teve origem no Caribe, mas hoje está muito presente na América do Sul. No Brasil, a sua fruta é usada em sucos, doces, sorvetes e produtos fitoterápicos, graças às altas concentrações de vitamina C, ácidos fenólicos, flavonoides, polifenóis, carotenoides, antocianinas e diversas vitaminas e sais minerais.
Estudos mostram que a folha da árvore também traz uma série de vantagens para quem a consome.
Elas aumentam o volume fecal, melhorando o aspecto das fezes e gerando mais saciedade. Sem contar que absorvem fluidos e outros produtos da digestão (alguns até tóxicos para o organismo). Principalmente ligninas e pectinas, que são consideradas fibras insolúveis, isto é, que não se dissolvem na água e passam intactas pelo trato gastrointestinal. Por fim, a presença dessa substância no corpo acelera os movimentos intestinais, ajudando a prevenir a constipação.
A presença de vitamina C e compostos fenólicos torna o chá da folha de acerola um protetor contra a ação desenfreada dos radicais livres, que estão ligados à queda da imunidade, ao envelhecimento precoce e a diversas doenças crônicas, como diabetes e até câncer.
Ingredientes do chá da folha de acerola:
10 a 15 folhas de acerola higienizadas;
1 litro de água;
Canela em pau.
Modo de preparo:
Primeiramente, esquente a água até ferver. Em seguida, desligue o fogo, acrescente as folhas maceradas e a canela e abafe por pelo menos 10 minutos. Por fim, coe e beba.
Comentários