Chá de hibisco é rico em flavonoides, vitamina C e ácidos orgânicos, que proporcionam diversos benefícios para a saúde, como ajudar a controlar a pressão arterial e favorecer a perda de peso
O consumo de chá de hibisco pode ajudar a prevenir e a controlar a hipertensão arterial leve e moderada, já que favorece o relaxamento dos vasos sanguíneos. Acredita-se que esse efeito seja devido à presença de antocianinas em sua composição, o que garante as propriedades antioxidantes e o efeito diurético.
O chá de hibisco pode ajudar a regular o açúcar no sangue já que é capaz de inibir a atividade de algumas enzimas pancreáticas e intestinais que são responsáveis pela digestão dos carboidratos no intestino delgado, evitando, assim, picos de glicemia e uma excreção excessiva de insulina.
O chá de hibisco também pode inibir a produção de ácidos graxos no fígado, o que pode representar melhora do funcionamento do fígado e promover a prevenção do fígado gordo. Além disso, pode fornecer enzimas responsáveis pela desintoxicação do organismo, reduzindo, assim, o dano hepático.
Essa planta possui propriedade antioxidante devido ao fato de ser rico em polifenóis, principalmente antocianinas, que inibem o estresse oxidativo e evitam a formação dos radicais livres, assim como o dano que estes podem causar às células, prevenindo, assim, o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças crônicas, incluindo o câncer.
Como preparar o chá de hibisco
Ingredientes:
1 colher de sopa de flores de hibisco desidratadas;
400 ml de água fervente.
Modo de preparo:
Para preparar o chá, basta adicionar as flores de hibisco na água fervente e deixar cerca de 5 minutos. Em seguida, coar e beber morno pelo menos 3 vezes ao dia.
Para perda de peso, recomenda-se consumir 1 xícara de chá de hibisco após as refeições.
Para melhorar a pressão arterial, um estudo clínico indicou que tomar diariamente o chá preparado com 1 colher de sopa de hibisco (10 g) em 500 ml de água fervendo, 2 vezes por dia (após refeições) durante 4 semanas poderia melhorar a pressão. No entanto, é importante que o médico seja consultado antes de iniciar o uso regular do hibisco.
Comentários