Com diversos benefícios para a saúde, podendo ser usado para combater a asma e a bronquite, o Chá de manjericão fortalece o sistema imunológico, melhora a digestão e controla a pressão alta, pois tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e diuréticas
O chá de manjericão pode ser feito com suas folhas frescas ou secas, elas contêm substâncias com propriedades medicinais, e caso passem a ser usadas regularmente, a orientação de um médico ou fitoterapeuta é necessária.
Combate a má digestão
O chá de manjericão tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a combater a má digestão, pois é rico em ácido ursólico, que ajuda a melhorar a função do fígado.
Combate ansiedade e depressão
O chá de manjericão é rico em óleos essenciais, especialmente o geraniol, o linalol e o 1,8-cineol, com propriedades relaxantes, calmantes, ansiolíticas e antidepressivas, que podem ajudar a combater a ansiedade e a depressão.
Esses óleos essenciais agem no sistema nervoso central, estimulando os neurotransmissores e promovendo o relaxamento, melhorando a qualidade do sono.
Previne úlcera gástrica
Estudos feitos com ratos em laboratório mostraram que o chá de manjericão pode ajudar a prevenir a úlcera gástrica. Isto porque o manjericão tem propriedades anti-histamínicas, anti-inflamatórias e antissecretoras gástricas.
No entanto, ainda são necessários estudos mais complexos em humanos para comprovar definitivamente esse benefício.
Ajuda a baixar pressão alta
O chá de manjericão é rico em eugenol, que tem propriedades diuréticas e relaxantes dos vasos sanguíneos, o que pode ajudar a baixar a pressão alta.
Além disso, outras substâncias presentes no manjericão, como quercetina, rutina, quercitrina e ácidos clorogênico, gálico e cafeico, têm propriedades antioxidantes que evitam os danos causados pelos radicais livres nos vasos sanguíneos, o que também contribui para o controle da pressão alta.
Combate infecções
O chá de manjericão tem propriedades antibacterianas, antifúngicas, antivirais e antiparasitárias, que podem ajudar a combater infecções causadas por Bacillus subtilis, Staphylococcus aureus, Aspergillus niger, Candida albicans, Trichomonas vaginalis, Salmonella typhi e Escherichia coli, por exemplo.
Isto se deve principalmente por o manjericão conter geranial, geraniol, nerol, neral e cariofileno na sua composição que ajudam a combater bactérias, fungos, vírus e parasitas.
Comentários