Pinha é uma fruta que pode ajudar no controle do peso, a fornecer energia, fortalece o sistema imunológico, contribui para o controle da pressão arterial e auxilia na prevenção do câncer
Esta fruta, também conhecida como fruta-do-conde, tem uma casca de cor verde e uma polpa branca ou cor de creme, que apresenta um sabor doce e é rica em carboidratos, vitamina C e fibras.
Por ser rica em vitamina C, o consumo da pinha pode contribuir para fortalecer o sistema imunológico, ajudando a manter um bom funcionamento das células de defesa do organismo.
A pinha é rica em carboidratos e o consumo de 100g da fruta fresca fornece 92 cal, o que aumenta a energia e a disposição para realizar atividades físicas.
A polpa da pinha apresenta potássio na sua composição, o que favorece a eliminação de sódio do organismo e pode ajudar a controlar a pressão arterial. Além disso, a fruta também contém substâncias alcaloides que possuem propriedades anti-hipertensivas.
A pinha é fonte de fibras, portanto, é uma boa opção de alimento que pode ajudar a regular o funcionamento do intestino, em especial, a prisão de ventre. A fruta também promove saciedade e ajuda a controlar a fome ao longo do dia. Por isso, o consumo dessa fruta pode favorecer o controle de peso em uma dieta equilibrada.
Como consumir
A pinha pode ser consumida fresca, ao natural, ou ser usada no preparo de sorvetes, sucos, mousses, pudins e bebidas como milkshake, quando a polpa da fruta é batida com leite, por exemplo.
Embora a pinha apresente muitos benefícios para a saúde, é recomendado evitar o consumo da casca e sementes porque podem ter efeito tóxico para o organismo.
Comentários