Você sabia que a soja ajuda a aliviar os sintomas da menopausa e TPM?

 


A soja é rica em compostos fenólicos, antioxidantes e proteína vegetal, ajudando a prevenir algumas doenças crônicas, como câncer, proteger o coração, favorecer a saúde dos ossos e pele, ajudar na perda de peso e regular os níveis de açúcar no sangue.


Além disso, a soja contém isoflavona, que possui uma estrutura e ação semelhante aos estrógenos humanos, sendo um excelente alimento para ajudar a aliviar os sintomas da menopausa.


A soja pode ser consumida na forma de grãos, mas também existem produtos preparados a base desse alimento, como farinhas, extrato de soja, bebidas vegetais, tofu, natto, proteína de soja, molho de soja, óleo de soja, entre outros.


Contém genisteína, um tipo de fitoestrogênio que pertence à categoria das isoflavonas, que possui ação antioxidante e antitumoral, protegendo as células do organismo do dano dos radicais livres e evitando a proliferação das células cancerígenas. Alguns estudos científicos associaram esse tipo de isoflavona à prevenção do câncer de mama, próstata e intestino.


As isoflavonas presentes na soja têm uma estrutura e atividade semelhante ao hormônio estrogênio. Por isso, a soja pode ajudar a regular os níveis deste hormônio, aliviando os sintomas da menopausa, como ondas de calor, suor noturno e irritabilidade, assim como pode ajudar a diminuir os sintomas da tensão pré-menstrual, conhecida como TPM.


É  rica em saponinas, antioxidantes (isoflavonas) e fibras, compostos que, em conjunto, ajudam a diminuir o colesterol total, o LDL e os triglicerídeos, prevenindo o surgimento de doenças cardiovasculares, como AVC, aterosclerose e a hipertensão arterial.


Além de ser baixa em carboidratos, a soja é rica em proteínas e fibras solúveis, as quais aumentam a sensação de saciedade e diminuem o apetite, favorecendo a perda de peso, principalmente quando é incluída em uma alimentação saudável e equilibrada.


A soja pode ser também uma excelente opção para quem busca aumentar a massa muscular e perder gordura, já que a qualidade da sua proteína é equivalente à proteína de origem animal.


Postar um comentário

Comentários