Prefeito Sandro Mabel vistoria substituição de lâmpadas por LED na Região Noroeste

 


O prefeito Sandro Mabel acompanhou, na noite desta quinta-feira (27/3), o andamento da substituição das lâmpadas de vapor de sódio por LED na Região Noroeste. A iniciativa faz parte do Programa Brilha Goiânia, que iniciou os trabalhos na região após concluir a primeira etapa na Região Central. Atualmente, as equipes atuam nos setores Estrela Dalva, Morada do Sol, Parque Tremendão e Recanto do Bosque, realizando a troca da iluminação em diversas ruas, como Cláudio Henrique, Esperança, Ferrari, Frederico Cardoso e Madre Teresa de Calcutá.


“O Brilha Goiânia já está transformando a cidade. A Avenida Goiás, por exemplo, antes estava muito escura, e agora a realidade é outra, mais iluminação, mais modernidade e mais segurança”, afirmou Mabel. O prefeito destacou que o Brilha Goiânia é a maior iniciativa de modernização da iluminação pública da história da capital e um dos maiores do Brasil. A parceria público-privada (PPP) prevê a troca de 140 mil luminárias em 2024.


Além de proporcionar uma iluminação mais eficiente e moderna, a substituição das luminárias reduzirá em até 65% o consumo de energia, gerando uma economia anual superior a R$ 40 milhões para a Prefeitura de Goiânia. Na Região Noroeste, estão previstas a troca de mais de 32 mil luminárias, sendo que cerca de 2 mil já foram substituídas.


Para acelerar o processo e concluir esta etapa até o final de maio, o Consórcio Brilha Goiânia anunciou o dobro de equipes técnicas, que atualmente somam 12 frentes de trabalho. O grande porte da região exigiu a divisão dos trabalhos em etapas. Entre os desafios encontrados está a disponibilidade de eletricistas qualificados para contratação imediata. Após a finalização da Região Noroeste, a Prefeitura e o Consórcio Brilha Goiânia avançarão para a Região Norte da capital. Os primeiros bairros a receber a nova iluminação serão Jardim Guanabara, Residencial Vale dos Sonhos, Vila Jardim Pompeia e Vila Jardim São Judas Tadeu. Na sequência, os serviços contemplarão bairros como Goiânia 2 e Vila Itatiaia.


Além da substituição das lâmpadas, o programa inclui a manutenção do parque de iluminação pelos próximos 25 anos. “Não teremos mais postes apagados por longos períodos. Agora, o consórcio garantirá a substituição das luminárias em até cinco dias”, afirmou o prefeito. O investimento na modernização da iluminação pública nos primeiros 12 meses supera R$ 200 milhões. Além disso, 300 novos pontos de iluminação especial serão instalados em áreas estratégicas da cidade.

Postar um comentário

Comentários