Você sabia que a cãibra é falta de cálcio ou potássio?

 


A cãibra é uma contração rápida, involuntária e dolorosa de um músculo que pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas que, normalmente surge nos pés, mãos ou pernas, especialmente na parte de trás da coxa e panturrilha.


O mau condicionamento físico para iniciar exercícios físicos pode exigir muito da musculatura e resultar em fadiga muscular, aumentando o risco de ter câimbras.


O que fazer: iniciar atividades físicas com orientação de um profissional de educação física e após fazer um check-up médico para avaliar o estado de saúde no geral. Além disso, é importante fazer aquecimento antes do treino e alongamento após para favorecer a recuperação muscular e evitar câimbras.


As cãibras podem muitas vezes ser também um sinal de desidratação leve ou moderada, que é quando existe menos água que o normal no organismo. 


Este tipo de causa é mais frequente quando se está num ambiente muito quente, quando se transpira por muito tempo ou quando se está tomando remédios diuréticos, devido à grande perda de água.


Normalmente, junto com a cãibra é possível que surjam outros sintomas de desidratação, como boca seca, sensação de sede frequente, diminuição da quantidade de urina e cansaço. 


O que fazer: deve-se manter o corpo hidratado, bebendo pelo menos 2 litros de água por dia, especialmente durante atividades físicas e dias quentes.


Alguns minerais, como o cálcio e o potássio, são muito importantes para a contração e o relaxamento dos músculos. Assim, quando o nível desses minerais está muito baixo podem surgir cãibras frequentes, que podem acontecer durante o dia, sem uma causa aparente.


A diminuição de cálcio e potássio é mais comum em mulheres grávidas, pessoas que usam diuréticos ou que estão tendo uma crise de vômitos, por exemplo. No entanto, também pode acontecer pela ingestão diminuída de alimentos com potássio ou cálcio.

Postar um comentário

Comentários