Prédios públicos de Rondonópolis contarão com bicicletário


Uso de bicicletas tem aumentado como meio de transporte e é uma das soluções para a fluidez do trânsito. Pensando nisso, a Prefeitura de Rondonópolis elaborou projeto de lei que foi aprovado na Câmara dos Vereadores, nesta quarta-feira (9), tornando obrigatória a instalação de bicicletários em todos os prédios públicos pertencentes à administração direta e indireta do Município. O projeto terá de ser sancionado agora pelo prefeito e, na sequência, publicado no Diário Oficial


Os bicicletários serão instalados em áreas de fácil acesso ao público e aos servidores, possuindo estrutura adequada para fixação e segurança das bicicletas, com capacidade mínima proporcional à demanda, sendo garantido ao menos cinco vagas por unidade.


Os projetos básicos e executivos em caso de construção, reforma ou ampliação de prédios públicos municipais deverão obrigatoriamente conter o espaço para estacionar bicicletas.


Segundo o prefeito Cláudio Ferreira, a proposta quer incentivar o uso da bicicleta como meio de locomoção sustentável e acessível à população, promovendo a mobilidade urbana e contribuindo para a preservação do meio ambiente. “Ao assegurar a presença de bicicletários nas dependências dos órgãos públicos, o Município de Rondonópolis reforça seu compromisso com políticas públicas que estimulam a saúde, a qualidade de vida e a inclusão social”, explicou.


Ainda de acordo com o prefeito, a medida atende aos princípios da eficiência e da sustentabilidade, estando de acordo com as diretrizes de mobilidade urbana previstas na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal nº 12.587/2012), sendo mais um passo importante na construção de uma cidade moderna, acolhedora e responsável com as futuras gerações.

Postar um comentário

Comentários