Existem diferentes tipos de pimentão, como amarelo, verde, vermelho, laranja, creme ou roxo, que se diferenciam quanto ao sabor, teor de carotenoides, vitaminas e antocianinas. O amarelo é o mais rico em vitamina C, o vermelho contém maior teor de carotenoides, o verde tem o sabor mais forte e amargo, o roxo tem maior quantidade de antocianinas
O pimentão é um legume que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenir o envelhecimento precoce, evitar a anemia e ajudar no emagrecimento. Esses benefícios são possíveis, porque o pimentão tem poucas calorias, além de ter ótimas quantidades de vitamina A, vitamina C e antocianinas, com ação antioxidante e anti-inflamatória.
Por ser rico em vitamina C, o pimentão promove a absorção do ferro presente nos alimentos, ajudando na formação da hemoglobina, um componente das hemácias que é responsável por transportar o oxigênio pelo organismo e que normalmente fica reduzido em quem tem anemia.
Por conter fibras e água, o pimentão é um alimento que favorece o emagrecimento, porque ajuda a prolongar a saciedade, diminuindo a fome e a quantidade de alimentos consumidos. Além disso, o pimentão também é pobre em calorias, sendo uma opção de vegetal para incluir em dietas de emagrecimento.
No entanto, para ajudar no emagrecimento, o pimentão deve fazer parte de uma dieta saudável e variada, associada à prática regular de exercícios físicos.
O pimentão ajuda a manter a saúde dos olhos por conter vitamina A e carotenoides, nutrientes e compostos bioativos que evitam o surgimento de xeroftalmia, que é uma doença causada pela deficiência dessa vitamina e que pode provocar secura, pequenas manchas brancas nos olhos, dificuldade de enxergar em ambientes escuros e até cegueira.
Por conter compostos bioativos e vitaminas com ação antioxidante, como antocianinas, vitamina C e vitamina A, o pimentão também ajuda a proteger as células saudáveis do corpo contra os danos causados pelos radicais livres, ajudando a evitar o surgimento de câncer.
Comentários